Cientistas acreditam que Plutão possa ter 10 luas

Segundo o Discovery News, que realizou uma simulação teórica revelou a possibilidade de Plutão ter 10 luas, além de contar com um ou mais sistemas de anéis. Os cientistas realizaram a simulação para calcular o risco de que a sonda New Horizons da NASA que deve se aproximar de Plutão em 2015 colida com algum astro orbitando o planeta anão. 


Os astrônomos apontam que podem existir mais luas do que as conhecidas (Nix e Hydra), e que possivelmente serão batizadas de Cerberus e VulcanSegundo os cientistas, os resultados podem influenciar nas decisões sobre a trajetória escolhida pela NASA para o sobrevoo da New Horizons, que passará por Plutão a uma velocidade estimada em 56 mil quilômetros por hora. A colisão com um astro desconhecido significaria um fim abrupto para a missão da sonda.

No entanto, além de fornecer informações para evitar possíveis colisões, a simulação também pode ajudar os cientistas a entender melhor como ocorre a formação de planetas em órbitas estáveis ao redor de sistemas binários e como é que ocorre a colisão de partículas que vão se agregando para formar as pequenas luas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites