Papa Bento 16 vai renunciar o Vaticano


O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (11) que o papa Bento 16 vai renunciar ao seu cargo em 28 de fevereiro de 2013. Bento 16 anunciou sua decisão durante um encontro de cardeais do Vaticano na manhã desta segunda-feira. Segundo informações da agência Associated Press, ele justificou sua saída devido à sua idade avançada e à diminuição de sua força. 

O papa Bento 16, disse que após um exame de consciência diante de Deus, "cheguei à certeza de que minhas forças, devido à idade avançada já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino". Ele afirmou também que, para cumprir com suas obrigações é "necessário também o vigor quer do corpo, quer do espírito; vigor este que, nos últimos meses, fui diminuindo de tal modo em mim que tenho que reconhecer a minha incapacidade". Comunicado emitido pelo Vaticano.

Bento 16 de 85 anos, se tornou papa após morte de João Paulo 2º. É o primeiro caso de renúncia no papado em quase 6 séculos. Agora terá uma realização de um conclave que elegerá um novo papa antes do final de março.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites