Horário de verão acaba está neste domingo (17)


No inicio da madruga de sábado (16) para domingo, vai terminar o horário de verão para as regiões Sudeste, Sul, e Centro-Oeste, além do Distrito Federal e Tocantins que terão que atrasar o relógio em um hora. O horário brasileiro de verão começou no dia 21 de outubro de 2012, teve exatamente 88 dias de duração, de acordo com o decreto 7.826, os estados que o adotaram foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e  Distrito Federal.

Segundo informação divulgada na sexta-feira (15) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no período houve redução de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo na demanda no horário de pico. No horário de verão anterior, a redução de demanda no horário de pico foi de 2.555 MW, representando 4,6%.

Em 2011 e 2012, o horário de verão tem um economia de R$ 160 milhões, com isso reduziu o uso das termelétricas. No entanto, não ocorreu, já que todas as usinas térmicas estão ligadas e a diminuição no consumo de energia no horário de verão deste ano foi de 250 MW médios.

O principal objetivo deste horário é aproveitar o máximo o tempo da luz solar nos dias mais longos do verão, para economizar energia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites