Calorias do bem: conheça as guloseimas que trazem benefícios à saúde

Chocolate, sorvete, petiscos, suco de laranja… Não, você não precisa cortá-los de vez da sua dieta. Isso porque alguns alimentos, apesar de calóricos, são nutritivos e garantem uma série de benefícios à saúde. Veja algumas sugestões da personal trainer e nutricionista Cau Saad e saiba como consumí-los com responsabilidade.

Suco de laranja (120 calorias por copo, em média)
Ele é cheio de flavonóides, poderosos antioxidantes, além de ser rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e estimula a absorção de ferro pelo organismo. Libere o suco de duas a três vezes por semana e, nos outros dias, aposte em frutas menos calóricas, como limão e maracujá.
Iogurte (180 calorias por pote, em média)
Além de ser delicioso, o iogurte garante uma boa reserva de cálcio, fundamental para a manutenção dos ossos e dos dentes. Versões probióticas, ricas em lactobacilos vivos, dão um gás no intestino preguiçoso e renovam a flora. Vale tomar um potinho pela manhã, com pedaços de frutas e granola. 

Abacate (168 calorias para quatro colheres de sopa, em média)
A gordura do abacate, chamada de monoinsaturada, é a tal da “gordura boa”: ela faz bem ao coração e ajuda a “varrer” do sangue o colesterol ruim, aumentando os níveis do HDL, o bom moço da parada. A fruta também tem vitamina E, que tem ação antioxidante e deixa a pele e os cabelos mais hidratados. Para segurar os ponteiros da balança consuma de duas a três vezes por semana e prepare-o apenas com limão e adoçante culinário.
Chocolate amargo (135 calorias por barra pequena, em média)
Boa notícia para as chocólatras! Com maior concentração de cacau, a delícia mata a vontade de comer doces e, de quebra, faz bem para a saúde. Quer saber como? Conta com vários flavonóides que, entre outros benefícios, previnem o envelhecimento precoce e fazem bem ao coração. O ideal é comer uma porção diária moderada – um bombom pequeno ou três quadradinhos de uma barra.

Castanha do Pará (27 calorias por unidade, em média)
Riquíssima em selênio, poderoso antioxidante que ajuda combater os tão temidos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Também tem ômega 3, famoso por melhorar as habilidades motoras e fortalecer o sistema imunológico. Por causa das calorias, puxe o freio de mão e se contente com uma a duas unidades do petisco por dia.
Creme de papaia (250 por porção, em média)
O creme de papaia contém papaína, uma enzina poderosa que atua na digestão. Além disso, o mamão possui propriedades laxativas e é uma boa saída para quem tem intestino preso. Quer mais benefícios? A sobremesa tem alto teor de betacaroteno e vitamina C. Coma de preferência depois do almoço, duas ou três vezes por semana.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites